História

LEO Clube no Mundo:

Em 1957, o treinador Jim Graver deu início ao jogo e provavelmente esse era um jogo de beisebol. Graver era o técnico de beisebol do Colégio Abington na Pennsylvania, EUA, e um associado ativo do Lions Clube Glenside.  Com a ajuda de seu colega Leão William Ernst o primeiro Leo clube foi fundado em 5 de dezembro de 1957.

Como o primeiro Leo clube do mundo, o Abington High School criou o acrônimo “LEO” – Leadership (Liderança), Equality (Igualdade) e Opportunity (Oportunidade) – e escolheu as cores de sua escola, vermelho escuro e dourado, como as cores do Leo clube.  Mais tarde, o lema Igualdade foi alterado para Experiência.

Em outubro de 1967, a diretoria do Lions Clubs International adotou o Programa de Leo Clube como um programa oficial da associação.

O Programa Leo Clube continuou a crescer nos últimos 50 anos. Os Leos agora constituem uma rede internacional de mais de 6.500 clubes em mais de 140 países. Os serviços comunitários continuam sendo a pedra fundamental do programa, incentivando o compromisso de uma vida inteira com a ajuda a outras pessoas. Assim como seus colegas Leões, os associados dos Leo clubes gostam de servir seus vizinhos e observar o desenrolar positivo dos resultados.

 

LEO Clube no Brasil:

O LEO Clube chegou ao Brasil em 1969 com a fundação do LEO Clube de Maceió-Lagoa em Alagoas, do dia 28 de agosto de 1969.

Hoje existem aproximadamente 600 clubes e cerca de 13 mil Associados LEO no Brasil.

Como começou o LEOísmo no Brasil:

A história do LEO Clube no Brasil começa em 1969. Nas palavras do CL Paulo José Santos Lima (“Patrono do LEOísmo Nacional”), foi assim que tudo começou:

“Como Secretário do Lions Clube de Maceió-Lagoa, recebi a divulgação do Programa para jovens de Lions Internacional e ficamos encantados com a proposta.

Reunimos um grupo de estudantes do Colégio Sagrada Família, de Maceió e, em reuniões quase que diárias, começamos a divulgar a filosofia do SERVIR, levando o nosso grupo de alunos a compreender e compartilhar dos problemas comunitários.

Levamos à Diretoria do Lions Lagoa a proposta para fundação de um clube de jovens, que seria a semente de preparação de futuros leões em qualificação, com uma aprendizagem fiel às orientações de Lions Internacional e mais energia humana para o nosso Lions Lagoa.

Amadurecida a ideia, o Lions aprovou, em diretoria e assembléia, designando uma comissão formada pelos Associados Paulo Lima, Adalberto Câmara, e Geraldo Medeiros, para que trabalhasse o grupo de 19 jovens, na faixa etária de 16 a 18 anos.

Fui designado Presidente da comissão e, após termos convicção de que eles já estavam enquadrados e amadurecidos, finalmente estava pronto o 1° LEO Clube do Brasil.

Desse modo, no dia 28 de agosto de 1969, era fundado o LEO Clube de Maceió Lagoa, e empossada sua primeira diretoria, pelo Presidente do Lions Lagoa, CL Valdir Batista da Mata, na presença do Governador do L-14, CL César Cals de Oliveira Filho.

Curta nosso Facebook